Os professores

Olá! Somos o Ricardo e a Inês, e estamos juntos a ensinar e partilhar o método de Ashtanga Yoga.

Ricardo Louro

A minha jornada no Yoga começou em 2015 quando comecei a praticar em Coimbra, no Coimbra Yoga com a Raquel Matos. Foi neste shala que a minha paixão pelo caminho do auto-conhecimento se desenvolveu, e onde acabei por ficar por três anos, onde rapidamente desenvolvi uma prática diária. Foi também em Coimbra que, após o encerramento do shala que frequentava, pratiquei por mais três meses com a Yara Koberle.

Quando conclui a minha licenciatura, decidi que o caminho a seguir era o do yoga e auto-conhecimento e voei para Mysore, na Índia, onde pratiquei durante três meses sob o olhar atento de Saraswathi Jois, filha do conhecido guru de Ashtanga Yoga Sri K Pattabhi Jois. Foi em Mysore que comecei a integrar outras ferramentas na minha prática como canto védico, pranayama e a entrar em contacto com outros aspetos da tradição védica como o sânscrito e vedanta (uma das escolas principais de pensamento na Índia).

Quando regressei, em 2019, fui convidado e ensinar no Villa Prana em Portimão e foi aí que comecei a levar este caminho como uma possibilidade profissional, algo que até então só existia muito remotamente nos meus pensamentos.
A partir daí já ensinei em vários sítios em Portimão, Coimbra, Aljezur e, atualmente, em Faro.

Para além deste trajeto, fiz vários intensivos com professores nacionais e internacionais como Filipa Veiga, Isa Guitana, Tarik van Prehn e Lea Perfetti, Harmony Slater, Lucas Caravalho, Dany Sa, Petri Räisanën, Wambui Njunguna, considerando Petri Räisanën como o meu principal professor.

Paralelamente ao método de Ashtanga Yoga, mantenho um estudo tradicional de vedanta desde 2020, onde estudei com o professor Paulo Vieira, no centro Arsha Vidya por três anos e onde tive a oportunidade de me aprofundar também em outras áreas da tradição védica como sâscrito, puja, japa mala e canto védico.
Atualmente continuo a estudar vedanta tradicionalmente com a Swamini Tattvamayananda ji, do Arsha Vijñana Gurukulam em Nagpur, Índia.

Inês Brilhante

Sou a Inês, nasci em Coimbra a 1 de Julho de 1994. Poucos meses depois, os meus pais mudaram-se para Portimão, onde cresci e vivi até aos 18 anos. Licenciei-me em Gestão, pela Universidade do Algarve, em Faro. 

Durante a minha infância, os meus pais passaram-me a importância do contacto com a Natureza e o respeito por ela. Aos fins-de-semana, era habitual sairmos para o campo, acampar, fazer caminhadas, passeios de bicicleta.

A introdução do Yoga na minha vida começou na minha adolescência, quando ocasionalmente participava nas aulas de Yoga que a minha mãe frequentava. Alongar o corpo, conectar-me com a minha respiração e criar ligações significativas com as pessoas à minha volta, era o que me atraía mais na prática de yoga.

Mas foi apenas mais tarde, em 2019, que encontrei o Ashtanga Yoga, através do Ricardo. Apercebi-me de imediato que esta era uma ferramenta que me podia ajudar a superar os desafios do dia-a-dia. Tornou-se essencial para o meu bem estar físico, emocional e mental.

No mesmo ano, conheci os nossos professores, Petri Raïsanen e Wambui Njuguna-Raïsanen, e regularmente pratico com eles nos workshops que acontecem em Aljezur e Odeceixe.

Além da prática de Ashtanga, surgiu o interesse no Ayurveda, outra prática dentro da tradição védica, e fiz um curso intensivo de massagem ayurvédica com Achyuta Veda em 2019. 

O estudo de Vedanta, com a nossa professora Swamini Tattvamayananda ji, começou em 2022, como uma forma de conhecer mais sobre esta tradição milenar que nos fala sobre o caminho da libertação e revela como uma vida de yoga encaminha-nos para essa auto-descoberta.

Em Setembro de 2023, nasceu o nosso filho, Benjamim, e um novo capítulo abriu-se na nossa vida. Neste último ano, a maternidade apresentou-me desafios e questões que de outra forma não teriam surgido na minha vida. E têm sido, sem dúvida, todas estas práticas meditativas e de introspecção que me permitem manter a clareza mental e uma leveza a cada dia.